A redefinição do espaço público e da cidadania no contexto da transnacionalização econômico-simbólica

Livio Osvaldo Arenhart

Resumo


A protagonização do espaço público pelas empresas que atuam segundo o princípio da administração global e a lógica do mercado, e a transnacionalização do consumo urbano e do universo midiático borraram os contornos espaciais do público, de tal modo que ele deve ser reconhecido com imagens de circuitos e fluxos que extrapolam os territórios nacionais. Nesse cenário público transnacional, em função da depreciação das formas tradicionais de representação política e de solução dos problemas, surgem os movimentos sociais e as redes desses movimentos, que, segundo uma lógica de resistência e luta por direitos e uma ética de diálogo intercultural, articulam as ações coletivas locais com ações regionais e transnacionais, e combinam as manifestações massivas e a articulação em redes globalizadas, pela mediação das Organizações Não-Governamentais. O engajamento dos cidadãos nesse tipo de ações coletivas constitui uma nova forma de exercício da cidadania. Palavras-chave: Transnacionalização econômico-simbólica - cenário público transnacional - cidadania global.

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DOI: http://dx.doi.org/10.20912/rdc.v2i2.111

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ISSN: 2177-1499