PUBLICIDADE: O RETRATO DO ESTILO DE UMA ÉPOCA
Resumo
Uma das formas de entender uma cultura é fazendo uma análise da padronização dos gostos, do belo, do estilo de produção e consumo dos objetos, bem como da relação que os sujeitos estabelecem com esses objetos. Na modernidade, o sistema de valores está estabelecido a partir do recalcamento da tradição e do princípio da liberdade. Através deles, o sujeito julga-se capaz de inventar o próprio destino autonomamente, buscando referências em imagens alusivas à felicidade e completude, que lhe proporcionem um lugar junto ao (s) outro (s).Na busca desenfreada deste espelho, que lhe garanta um gozo total, depara-se com o consumo, que promete a realização dos ideais na aquisição do próximo objeto. Porém, sabemos que os valores são construídos pelos sujeitos e a publicidade é um importante instrumento de poder e normatização ética, além de retratar o estilo de uma época. Para ilustrar esse ponto, utilizamos os trabalhos de Andy Warhol e Oliviero Toscani.
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.20912/rdc.v9i18.1177
##plugins.generic.alm.title##
Metrics powered by PLOS ALM
Direitos autorais
Revista Direitos Culturais vinculada ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito – Mestrado e Doutorado da URI – Campus de Santo Ângelo - RS - Brasil
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
ISSN: 2177-1499