Do direito à informação ao conhecimento na sociedade aprendente
Monica Walter Rodrigues, Marco Antonio Barbosa
Resumo
Este artigo propõe verificar a relação entre informação e conhecimento na ‘sociedade da informação’, considerando sua importância no mundo atual, atribuída em parte por discursos em torno da globalização e do uso extensivo das tecnologias da informação e da comunicação. Propõe-se também a discussão entre os termos ‘sociedade da informação’, ‘sociedade do conhecimento’ e ‘sociedade aprendente’, em que a visão tecnicista, permeada de lugares-comuns, faz parecer, tanto inevitável, quanto necessária a marcha em direção à terra prometida do futuro. Tal contexto sufoca a discussão sobre as verdadeiras necessidades em termos de justiça, igualdade e liberdade e suas reivindicações, tornando inócua a previsão – no Marco Civil da Internet - do conhecimento como um dos objetivos do uso da internet no Brasil. Faz-se ainda referência aos apontamentos históricos de Burke e ao pensamento de Morin, Popper e outros autores em um movimento dialético que retoma antigos questionamentos sobre o conhecimento e seus objetivos para a sociedade. Trata-se de resultado parcial de pesquisa em andamento visando à dissertação de mestrado cujo tema é “A Utilização de Recursos Tecnológicos na Construção dos Saberes e o Direito à Educação na Sociedade da Informação”.
DOI:
http://dx.doi.org/10.20912/rdc.v10i20.1504
##plugins.generic.alm.title##
##plugins.generic.alm.loading##
Metrics powered by PLOS ALM
Direitos autorais
Revista Direitos Culturais vinculada ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito – Mestrado e Doutorado da URI – Campus de Santo Ângelo - RS - Brasil
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
ISSN: 2177-1499