A proteção e fomento do direito à cultura em ambientes multiculturais: aspectos culturais da globalização e desenvolvimento.
Resumo
San Sebastián, Espanha, foi elegida como Capital Europeia da Cultura para o ano 2016. A chamada capitalidade europeia é uma iniciativa da União Europeia que tem como objetivo fomentar não somente a convivência entre diferentes culturas (necessária para que seja possível o projeto de União Europeia que os dirigentes comunitários promovem), mas também o diálogo e aproximação entre as culturas presentes no continente. A aceitação da cultura e das particularidades culturais é um reto constante em uma Europa onde todos os Estados membros mantêm a sua soberania, não obstante a influência direta das decisões adotadas pelas instituições comunitárias na vida dos cidadãos. Desde outra perspectiva, o modelo de União adotado no continente europeu pode servir de exemplo (tanto positivo como negativo), para que a América Latina continue caminhando na direção da integração sem atropelos entre os Estados.
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.20912/rdc.v10i20.1560
##plugins.generic.alm.title##
Metrics powered by PLOS ALM
Direitos autorais
Revista Direitos Culturais vinculada ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito – Mestrado e Doutorado da URI – Campus de Santo Ângelo - RS - Brasil
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
ISSN: 2177-1499