O ENSINO DOS DIREITOS HUMANOS: A POESIA COMO FORMA DE LIBERTAÇÃO DO DESEJO
Leilane Serratine Grubba
Resumo
O trabalho tem como objetivo investigar a possibilidade de um ensino jurídico mais aberto e plural às diferenças e à humanização, por meio da aprendizagem de uma outra noção de direitos humanos – teoria da (re)invenção dos direitos humanos. Escrito em forma de manifesto, o texto é um convite ao mergulho do leitor em reflexões sobre a relação entre direitos humanos e ensino jurídico, em um constante diálogo com Luis Alberto Warat, Joaquín Herrera Flores e Rubem Alves. Vislumbra-se o ensino jurídico como um ato de amor, cuja vontade se resume em dar asas à imaginação poética para se pensar a construção de um mundo mais humanizador e libertário dos desejos e sonhos instituintes. É uma luta que grita um grito silente em favor da cidadania e da busca da democracia plural e participativa.
DOI:
http://dx.doi.org/10.20912/rdc.v5i9.485
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ISSN: 2177-1499