OS DIREITOS HUMANOS E A LIBERDADE DOS POVOS: uma análise da necessidade e possibilidade de universalização desses direitos

Rodrigo dos Santos Azevedo, José Querino Tavares Neto

Resumo


Os Direitos Humanos é um tema recente na história humana, que divide opiniões acerca da necessidade e possibilidade de se cumprir a sua característica principal, que é a universalização desses direitos, fazendo surgir duas linhas antagônicas, o universalismo e o relativismo cultural.

Para melhor compreensão desse fenômeno nominado de Direitos Humanos, inicia-se o trabalho com uma revisão histórica da expansão do homem sobre a terra e as consequências advindas da primeira diáspora humana.

Na sequência, faz-se uma análise da formação e fundamentação filosófica dos sistemas morais, tomando-se por base a filosofia kantiana extraída da obra “a paz perpétua”.

Logo em seguida, busca-se a motivação e fundamentação histórica da formação dos direitos humanos, e, também, do relativismo e do universalismo.

Em última análise, todo o trajeto que foi desenvolvido ao longo do trabalho, objetiva chegar à conclusão sobre a necessidade e a possibilidade da universalização dos direitos humanos.

Isso porque a universalização dos Direitos Humanos traz consequências ao multiculturalismo, às políticas internas e externas dos governos e, como um todo, à autodeterminação dos povos, sendo apontado por alguns teóricos como uma nova forma de colonialismo europeu.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.20912/rdc.v10i20.1579

##plugins.generic.alm.title##

##plugins.generic.alm.loading##

Metrics powered by PLOS ALM


Direitos autorais

Revista Direitos Culturais vinculada ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito – Mestrado e Doutorado da URI  Campus de Santo Ângelo - RS - Brasil

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

ISSN: 2177-1499