O REFLEXO DA SOCIEDADE DO HIPERCONSUMO NO INSTAGRAM E A RESPONSABILIDADE CIVIL DOS INFLUENCIADORES DIGITAIS
Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar a responsabilidade civil no Instagram a partir do contexto das obras de Gilles Lipovetsky sobre hiperconsumo e sociedade hedonista. A publicidade, que exerce um importante papel na formação de opinião dos consumidores, vem se difundindo gradativamente ao ponto de fazer uso das redes sociais para cumprir seu papel de divulgação de marcas. Para tanto, se beneficia da imagem dos influenciadores digitais em virtude da visibilidade que adquiriram através de seus perfis com milhares – e algumas vezes milhões – de seguidores. A vulnerabilidade dos consumidores é ainda mais acentuada dentro do cenário das redes sociais, onde a publicidade nem sempre é devidamente identificada. Dessa forma, pode-se causar confusão na opinião dos seguidores que muitas vezes são levados a crer que o produto sendo divulgado pelo influenciador digital é na verdade a expressão de sua preferência pessoal, e não uma parceria patrocinada. A legislação consumerista obriga a identificação de publicidade independentemente do meio em que é veiculada. Isto posto, parte-se para a análise da responsabilidade civil dos influenciadores digitais no Instagram.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.20912/rdc.v13i30.2706
##plugins.generic.alm.title##
Metrics powered by PLOS ALM
Direitos autorais 2018 Revista Direitos Culturais

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Revista Direitos Culturais vinculada ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito – Mestrado e Doutorado da URI – Campus de Santo Ângelo - RS - Brasil
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
ISSN: 2177-1499