O AMBIENTE DE TRABALHO COMO MÉTODO DE ENSINO DOS DIREITOS CULTURAIS: UM ESTUDO DE CASO EM UMA ORGANIZAÇÃO SOCIAL
Edson Alves da Silva Filho, Mônica Mota Tassigny
Resumo
Os métodos de ensino utilizados nas Instituições de Ensino Superior, mais precisamente nos Cursos de Direito, têm sido muito criticados, inclusive com a própria ausência de um debate na academia sobre como hoje o conhecimento é transmitido. Também quase não há nas grades curriculares dos Cursos de Direito qualquer menção aos Direitos Culturais, os quais ganharam grande importância após o advento da Constituição Federal de 1988, o que propicia o surgimento de uma geração de profissionais da área jurídica sem qualquer pensamento crítico e nenhum conhecimento dos Direitos Culturais. Neste artigo, será identificado que o ambiente de trabalho do profissional que trabalha em uma Organização Social se constitui como um eficaz método de aprendizagem jurídica, especialmente no estudo dos Direitos Culturais, contribuindo, assim, para apontar caminhos sobre os problemas enfrentados pelo ensino do Direito e estudo dos Direitos Culturais Quanto à abordagem, a pesquisa será descritiva, explicativa e qualitativa, mediante levantamento bibliográfico, documental e realização de pesquisa de campo com um estudo de caso.
Palavras-chave
Ensino jurídico. Direitos culturais. Ambiente de trabalho. Organizações sociais.
DOI:
http://dx.doi.org/10.20912/rdc.v15i35.3169
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ISSN: 2177-1499