O ENSINO DA ÉTICA E A INTERFACE COM A ENFERMAGEM

Rosane Teresinha Fontana, Carina Pilecco

Resumo


O estudo da ética deve permitir espaços dialógicos para que o acadêmico apreenda seus construtos a fim de constituir-se um profissional responsável e comprometido com o fazer enfermagem. A presente pesquisa, de abordagem qualitativa e de caráter descritivo teve como objetivo investigar, junto a acadêmicos do Curso de Enfermagem, concepções acerca da ética profissional na enfermagem. Participaram da pesquisa, acadêmicos do curso de enfermagem de uma universidade regional do interior do Rio Grande do Sul, que estavam realizando ou que já haviam realizado algum estágio curricular, tanto na rede hospitalar, quanto na rede básica de saúde pública. Para a coleta dos dados foi utilizado um questionário autoaplicável e a análise dos mesmos foi feita mediante categorização temática. Verificou-se que, embora conhecedores da disciplina, os profissionais da enfermagem cometem infrações éticas e, que, a humanização no trabalho junto à educação em saúde podem ser estratégias para a construção de uma realidade ética.


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DOI: http://dx.doi.org/10.20912/2237-4450/v5i1.1066

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