O LIVRO DIDÁTICO E A PRÁTICA DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS: FORMAÇÃO E DOCÊNCIA

Roque Ismael da Costa Güllich, Janice Silvana Novakowski Kierepka, Joseana Stecca Farezim Knapp, Elaine Carneiro Pinheiro

Resumo


A presente pesquisa teve como objetivo identificar as concepções de professores de Ciências da Educação Básica, acerca do papel que o livro didático exerce sobre a docência, o currículo e a formação inicial e continuada. Assim, foram aplicados questionários a 12 professoras de Ciências de escolas municipais e estaduais do município de Cerro Largo - RS, os quais fazem parte de um Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática (GEPECIEM), coordenado por docentes da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Após, procedemos à análise temática de conteúdo de modo que emergiram algumas categorias como: influência e importância do livro didático, inter-relações entre currículo e livro didático, metodologias, materiais e recursos didáticos utilizados no ensino de ciências, bem como a discussão relacionada ao livro didático e sua relação na formação inicial e continuada. Foi possível perceber a importância que o livro didático exerce na prática docente, muitas vezes atuando como condutor do processo pedagógico. É importante destacar os programas de formação continuada integrados a formação inicial e de professores formadores, como um espaço-tempo no qual são fortalecidas as discussões acerca do ensino de Ciências.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.20912/2237-4450/v4i1.1069

##plugins.generic.alm.title##

##plugins.generic.alm.loading##

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais

Revista do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino Científico e Tecnológico – PGEnCT

Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – Campus de Santo Ângelo

Rua Universidade das Missões, 464, Santo Ângelo – RS

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional

ISSN: 2237-4450

 
What do you want to do ?
New mail