As necessidades formativas do professor de ciências ao inserir a História e a Filosofia da Ciência na sala de aula: o uso dos textos históricos de natureza pedagógica

Boniek Venceslau da Cruz Silva, Gislayllson Dias dos Santos Sousa, Juliana Machado Ferreira, Hermano Ribeiro de Carvalho, Lucas Albuquerque do Nascimento

Resumo


Hoje, a História e Filosofia da Ciência vêm sendo usadas como ferramenta didática no ensino de ciências, sendo indicada a sua inserção na sala de aula. Embora o porquê do seu uso já venha sendo debatido há algum tempo, possibilidades efetivas de sua inserção em sala de aula ainda são pouco discutidas e conhecidas pelos professores de ciências. Nesse artigo apresentamos algumas necessidades formativas que o professor de ciência precisa possuir para inserir de forma adequada e coerente a História e Filosofia da Ciência na sala de aula. Nesse sentido, trazemos os textos históricos de natureza pedagógica como ferramenta didática. Por fim, discutiremos as competências do historiador da ciência que acreditamos ser fundamentais para os futuros professores de ciências que almejam a sua inserção na sala de aula.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.20912/2237-4450/v4i2.1213

##plugins.generic.alm.title##

##plugins.generic.alm.loading##

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais

Revista do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino Científico e Tecnológico – PGEnCT

Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – Campus de Santo Ângelo

Rua Universidade das Missões, 464, Santo Ângelo – RS

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional

ISSN: 2237-4450

 
What do you want to do ?
New mail