O planejamento escolar como estrutura fundamental para a construção do conhecimento e a promoção da aprendizagem significativa

Elisiane da costa Moro, Janete Maria Scopel, Roseli Fornaza, Sandro George Luciano Prass, Uiara Bonatto

Resumo


O presente artigo aborda a construção do conhecimento e a promoção da aprendizagem significativa através do planejamento de ensino como estrutura fundamental para tal aprendizagem. Vivemos inúmeras situações que envolvem o planejamento de nossas ações como educadores, em um contexto escolar não podemos nos distanciar disto. Procuramos planejar nossas aulas, as atividades de lazer, os compromissos profissionais, sociais e diversas outras atividades que desenvolvemos no decorrer de nosso dia a dia. Desta forma, verificamos que todas as ações humanas requerem um planejamento para que sejam bem executadas e possam alcançar um determinado êxito. O planejamento de ensino é para o professor o norteador das ações que são necessárias para que o processo de ensino e aprendizagem seja significativo e para que sejam atingidos os resultados desejados. O planejamento nas escolas requer uma sistematização de ações interdisciplinares e de forma integrada entre os componentes curriculares de cada área do conhecimento, e também entre as áreas de acordo com os PCN e não simplesmente em componentes curriculares isolados. Inúmeras são as dificuldades encontradas pelos professores na estruturação do planejamento proposto, porém não podemos encará-lo como apenas uma atividade burocrática a ser cumprida.


Palavras-chave


planejamento; construção do conhecimento; aprendizagem significativa

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.20912/2237-4450/v6i1.1227

##plugins.generic.alm.title##

##plugins.generic.alm.loading##

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2016 Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista - ENCITEC

Revista do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino Científico e Tecnológico – PGEnCT

Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – Campus de Santo Ângelo

Rua Universidade das Missões, 464, Santo Ângelo – RS

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional

ISSN: 2237-4450

 
What do you want to do ?
New mail