Alfabetização Científica: visões de professores de uma escola estadual de São Paulo

Samar Nasser Chehimi, Rosana Jordão

Resumo


Alfabetização Científica (AC) é um termo cuja definição varia desde a socialização do conhecimento científico para o discernimento dos benefícios e riscos dos avanços científicos até o conhecimento necessário para a compreensão das relações existentes entre Ciência, Sociedade, Tecnologia e Meio Ambiente. O ensino de Ciências deve estar acompanhado de um currículo que busque desenvolver a alfabetização científica dentro e fora da sala de aula. Desenvolvemos este trabalho buscando analisar as concepções de professores de biologia, física e química (disciplinas que integram o grupo das Ciências Naturais) sobre AC e conhecimento científico, por meio de entrevistas semiestruturadas. Como resultado, observamos a existência de concepções pouco aprofundadas sobre o tema, permanecendo restritas à compreensão de nomenclaturas próprias da Ciência, apesar de declararem ser um nível de instrução importante para situações cotidianas. Percebemos que há necessidade de discussões sobre a AC que levem à reformulação de suas ideias, o que facilitaria mudanças em suas práticas de ensino e, consequentemente, levaria à formação de cidadãos cientificamente alfabetizados.

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DOI: http://dx.doi.org/10.20912/2237-4450/v4i2.1369

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Revista do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino Científico e Tecnológico – PGEnCT

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ISSN: 2237-4450

 
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