Elaboração de uma sequência didática voltada para a alfabetização científica na ecologia
Resumo
Sequências didáticas (SD) têm sido utilizadas como instrumentos de planejamento do ensino e também como objetos de pesquisa, criando condições favoráveis para os alunos se apropriarem de ferramentas culturais próprias do fazer científico, e permitindo a análise desse processo. Investigar o desenvolvimento de uma SD pode auxiliar a compreender como aproximar a ciência de referência e a ciência escolar, evidenciando fatores importantes dos processos de transposição didática e alfabetização científica, e estimulando o diálogo entre a pesquisa no ensino e a sala de aula. Assim, este artigo teve como objetivo analisar o processo de transposição envolvido na elaboração de uma sequência didática voltada para a alfabetização científica na ecologia. O resultado foi uma descrição detalhada e sistemática de fatores relevantes no desenho de uma atividade investigativa para aulas sobre interações ecológicas. Esses fatores incluíram dimensões importantes da análise de sequências didáticas, como a dimensão epistemológica, relacionada aos conteúdos a serem aprendidos, aos problemas a serem resolvidos e à sua gênese histórica, e a dimensão didática, que analisa as restrições do próprio funcionamento das instituições de ensino.
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.20912/2237-4450/v6i1.1507
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ISSN: 2237-4450