“Jogo da Radiação”: elaboração de um software educativo articulado ao contexto CTSA e a percepção docente e discente.
Resumo
Este trabalho discute a elaboração de um software educativo que aborda o tema “Radiação”. O jogo didático objetivou estimular a aprendizagem do tema no Ensino Médio e articular os ambientes do cotidiano discente, como casas, jardins, museus, hospitais, locais de pesquisa científica, e uma usina nuclear com diversos assuntos que envolvem a radiação, tais como a produção de energia, meio ambiente, medicina, dentre outros. Como a teoria da Aprendizagem Significativa norteou os objetivos pedagógicos deste recurso didático, elaborou-se um mapa conceitual que orientou todo o processo, organizando e articulando os conceitos químicos ao tema central. A percepção sobre a utilização do jogo quanto à motivação e aprendizado por professores do ensino médio e superior, bem como de alunos do ensino médio mostrou-se positiva.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.20912/2237-4450/v6i1.1632
##plugins.generic.alm.title##
Metrics powered by PLOS ALM
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2016 Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista - ENCITEC
Revista do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino Científico e Tecnológico – PGEnCT
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – Campus de Santo Ângelo
Rua Universidade das Missões, 464, Santo Ângelo – RS
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
ISSN: 2237-4450