Ensino e aprendizagem “com” e não apenas “sobre” tecnologias: contribuições para o ensino superior e formação docente a partir da abordagem histórico-cultural de Vigotski
Resumo
O processo educacional articulado ao papel das tecnologias vem sendo bastante discutido, porém, com grande ênfase em seu uso instrumental, sem grande preocupação pedagógica sob o ponto de vista emancipatório do sujeito. Assim, este artigo apresenta, em âmbito teórico-conceitual, de que forma o ensino e a formação docente podem ser integrados às tecnologias, considerando esses instrumentos culturais não como mero objetos a serviço do professor, mas como ferramentas cognitivas que alteram o desenvolvimento cognitivo do sujeito, constituindo nova cultura. A perspectiva vigotskiana (VIGOTSKI, 2007; 2008) é adotada a partir do que têm observado neo-vigotskianos (WERTSCH, 1985; 2002) e interlocutores próximos (MALDANER, 2014, PINO, 2010). Resultados do estudo, fruto de Doutorado em Educação nas Ciências, sugerem a necessidade de refinamento teórico, ainda na formação docente, sobre o uso qualificado das tecnologias, extrapolando seu uso instrumental. Se a significação e criação de novos sentidos aos conhecimentos generalizados e de fácil acesso aos estudantes são realizadas a partir dos conhecimentos históricos, é fundamental que esses conhecimentos clássicos passem a fazer sentido ao aluno, elevando a aprendizagem a outro patamar de abstração que, em termos vigotskianos, significa a possibilidade de consciência do significado que os instrumentos culturais e o próprio acesso à cultura possuem.
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.20912/2237-4450/v6i1.1672
##plugins.generic.alm.title##
##plugins.generic.alm.loading##
Metrics powered by PLOS ALM
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2016 Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista - ENCITEC
Revista do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino Científico e Tecnológico – PGEnCT
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – Campus de Santo Ângelo
Rua Universidade das Missões, 464, Santo Ângelo – RS
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
ISSN: 2237-4450