ENTRE RISCOS E RABISCOS: CONCEPÇÕES SOBRE A IMAGEM DOCENTE
Andréa Inês Goldschmidt, Jenyffer Soares Estival Murça, Lucas Salvino Gontijo, Simone Sendin Moreira Guimarães, Rones de Deus Paranhos
Resumo
O artigo trata de uma investigação sobre as concepções da “imagem de professor” a partir de uma inquirição com setenta e sete estudantes de licenciatura em biologia. O estudo, de caráter quantitativo e qualitativo, orientou-se pelo enfoque exploratório. A construção das imagens docentes foi a partir da análise de desenhos dos estudantes. Para análise/síntese das informações registradas, utilizamos uma adaptação do trabalho de Böer (1993, 2007). Foram elencadas quatro categorias de análise: Professor, Aluno, Ambiente, Recursos e Materiais. Os resultados indicam que os registros apontam igualitariamente representações do gênero feminino e masculino; que transitam entre a figura de um professor cientista ou tradicional quanto ao uso do jaleco e que demostram a expressão feliz no exercício docente. Em relação aos alunos verificamos um percentual significativo de ausência destes e que quando presentes são representados de forma passiva. O ambiente do professor é quase que representado na totalidade pela sala de aula com o uso de materiais tradicionais, desconsiderando outros espaços e tipos de materiais para o processo de ensino e aprendizagem. Esses resultados colocam em relevo a necessidade da atuação do professor formador em discutir essas concepções de maneira a se afastar da construção de uma imagem docente ingênua.
Palavras-chave
ilustrações; formação de professores; identidade
DOI:
http://dx.doi.org/10.20912/2237-4450/v6i1.1796
##plugins.generic.alm.title##
##plugins.generic.alm.loading##
Metrics powered by PLOS ALM
Apontamentos
Direitos autorais 2016 Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista - ENCITEC
Revista do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino Científico e Tecnológico – PGEnCT
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – Campus de Santo Ângelo
Rua Universidade das Missões, 464, Santo Ângelo – RS
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
ISSN: 2237-4450