ROBÓTICA EDUCACIONAL NO ENSINO BÁSICO E SUPERIOR O QUE DIZEM OS ARTIGOS CIENTÍFICOS
Resumo
Com o objetivo de conhecer as pesquisas de robótica em contextos educacionais e verificar as suas contribuições para o ensino nas diferentes áreas do conhecimento, revisamos artigos científicos publicados no período de 2011 a 2014. No total, 150 trabalhos foram encontrados em anais de eventos e periódicos. Através de seis categorias, classificamos os artigos conforme as contribuições para elaboração e implementação de atividades de robótica no ensino. Além disso, apresentamos as regiões do Brasil em que estão associados e a área de formação básica e continuada dos autores. Apesar de termos um número significativo de trabalhos, apontamos a necessidade de integração entre os profissionais das Engenharias e Informática com profissionais formados em cursos de Licenciatura. Esta troca de experiência pode fortalecer a qualidade dos trabalhos em relação à troca de conhecimentos técnicos e pedagógicos entre os promotores da robótica no ensino.
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.20912/2237-4450/v6i1.1829
##plugins.generic.alm.title##
Metrics powered by PLOS ALM
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2016 Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista - ENCITEC
Revista do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino Científico e Tecnológico – PGEnCT
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – Campus de Santo Ângelo
Rua Universidade das Missões, 464, Santo Ângelo – RS
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
ISSN: 2237-4450