Analisando o Contrato Didático em aulas sobre Líquidos e Soluções Líquidas no Ensino Superior de Química
Resumo
O presente estudo buscou analisar o Contrato Didático em aulas sobre Líquidos e Soluções Líquidas em uma turma do Ensino Superior, na Licenciatura em Química. Brousseau afirma que o Contrato Didático surge na relação didática, na qual a tríade professor-aluno-saber se relaciona em situações de aprendizagem, e diz respeito às cláusulas, em parte explicitas, mas na sua maioria implícitas, que regulam a divisão de responsabilidades entre professor e aluno, na gestão de um saber. Utilizamos câmeras de vídeo e gravadores de áudio como instrumentos para obtenção de dados, que foram divididos em recortes de aula que explicitam momentos de negociação e emergências de efeitos de contrato. Os resultados apontam para a ocorrência de rupturas e negociações do contrato didático, além de um número significativo de efeitos de contrato, que buscam evitar o fracasso da proposta de ensino.
Palavras-chave
Contrato Didático; Líquidos e Soluções Líquidas; Ensino de Química.
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.31512/encitec.v8i3.2204
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