FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS PARA A PROMOÇÃO DO PENSAMENTO CRÍTICO NO BRASIL: ESTADO DA ARTE

Roque Ismael da Costa Güllich, Rui Marques Vieira

Resumo


A perspectiva do Pensamento Crítico (PC) como organizador do currículo de ensino e da formação inspira avanços em estudos brasileiros, a fim de verificar/produzir/compreender como desenvolver estratégias que promovam uma formação crítica em Ciências. Assim, a partir de um estudo bibliográfico de revisão da literatura na Scientific Electronic Library Online (SciELO) e  no Banco de Teses da CAPES[1], tendo como palavras-chave: pensamento crítico (PC) e pensamento, este artigo tem como objetivo apresentar e discutir as principais produções científicas que tem o escopo no PC como estratégia de ensino e formação de professores circunscritas a área das Ciências da Natureza e suas Tecnologias (CNT). O panorama inicial demonstrou que os trabalhos são em número reduzido, sendo vários destes de autores estrangeiros o que evidencia o estado inicial desta linha de pesquisa do ensino de Ciências em contexto brasileiro.


[1] Cito o portal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Pessoal (CAPES).


Palavras-chave


Ensino de Ciências; Pensamento; Currículo; Investigação-ação crítica

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DOI: http://dx.doi.org/10.31512/encitec.v9i2.2243

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ISSN: 2237-4450

 
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