Ensino de Química sob a visão de Bachelard: Investigação dos obstáculos epistemológicos no tópico modelos atômicos.
Felipe Alves Silveira, Ana Karine Portela Vasconcelos, Suyanne do Nascimento Almeida, Manuel Bandeira dos Santos Neto
Resumo
A utilização de metáforas e/ou analogias pelos docentes são geralmente usadas para que os estudantes possam compreender o conceito científico. Os professores acabam condicionando a formação de obstáculos epistemológicos na sala de aula através desses recursos, onde causam estagnação da formulação e construção do pensamento. A presente investigação tem por objetivo geral identificar possíveis obstáculos epistemológicos sob a visão de Gaston Bachelard no ensino de Química referente à evolução dos modelos atômicos e com isso colaborar na formação continuada dos professores. A pesquisa foi realizada com estudantes da 1° série do ensino médio e com os professores de Química da escola. Na maior parte das respostas dos estudantes foram evidenciados possíveis obstáculos. As distorções conceituais em torno de figuras, analogias, dificultam o entendimento do conhecimento científico e, consequentemente, farão com que os estudantes adquiram concepções errôneas, equivocadas no conteúdo abordado. É imprescindível a formação continuada dos professores em que o estudo sobre a formação desses obstáculos é importante para o seu aperfeiçoamento profissional. A pesquisa proporcionou aos professores, dentro da sua formação, uma análise mais detalhada de abordar os assuntos de Química para que sejam evitados a formação de obstáculos epistemológicos.
Palavras-chave
obstáculos epistemológicos; ensino e aprendizagem; bachelard
DOI:
http://dx.doi.org/10.31512/encitec.v9i1.2253
##plugins.generic.alm.title##
##plugins.generic.alm.loading##
Metrics powered by PLOS ALM
Apontamentos
Direitos autorais 2019 Felipe Alves Silveira, Ana Karine Portela Vasconcelos, Suyanne do Nascimento Almeida, Manuel Bandeira dos Santos Neto

Este obra está licenciado com uma Licença
Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Revista do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino Científico e Tecnológico – PGEnCT
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – Campus de Santo Ângelo
Rua Universidade das Missões, 464, Santo Ângelo – RS

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
ISSN: 2237-4450