Ensino de Química sob a visão de Bachelard: Investigação dos obstáculos epistemológicos no tópico modelos atômicos.
Felipe Alves Silveira, Ana Karine Portela Vasconcelos, Suyanne do Nascimento Almeida, Manuel Bandeira dos Santos Neto
Resumo
A utilização de metáforas e/ou analogias pelos docentes são geralmente usadas para que os estudantes possam compreender o conceito científico. Os professores acabam condicionando a formação de obstáculos epistemológicos na sala de aula através desses recursos, onde causam estagnação da formulação e construção do pensamento. A presente investigação tem por objetivo geral identificar possíveis obstáculos epistemológicos sob a visão de Gaston Bachelard no ensino de Química referente à evolução dos modelos atômicos e com isso colaborar na formação continuada dos professores. A pesquisa foi realizada com estudantes da 1° série do ensino médio e com os professores de Química da escola. Na maior parte das respostas dos estudantes foram evidenciados possíveis obstáculos. As distorções conceituais em torno de figuras, analogias, dificultam o entendimento do conhecimento científico e, consequentemente, farão com que os estudantes adquiram concepções errôneas, equivocadas no conteúdo abordado. É imprescindível a formação continuada dos professores em que o estudo sobre a formação desses obstáculos é importante para o seu aperfeiçoamento profissional. A pesquisa proporcionou aos professores, dentro da sua formação, uma análise mais detalhada de abordar os assuntos de Química para que sejam evitados a formação de obstáculos epistemológicos.
Palavras-chave
obstáculos epistemológicos; ensino e aprendizagem; bachelard
DOI:
http://dx.doi.org/10.31512/encitec.v9i1.2253
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Direitos autorais 2019 Felipe Alves Silveira, Ana Karine Portela Vasconcelos, Suyanne do Nascimento Almeida, Manuel Bandeira dos Santos Neto
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