As TIC na prática pedagógica de professores de Ciências no viés construtivista.
Rosangela Vieira de Souza, Luiz Caldeira Brant Tolentino-Neto
Resumo
Este artigo apresenta alguns resultados de uma pesquisa realizada no período de abril a julho de 2015 em escola de Ensino Fundamental II da sede do Município de Senhor do Bonfim-BA. A pesquisa teve como objetivo identificar estratégias de uso das TIC e seus recursos no ensino de ciências, bem como relacionar a abordagem teórica que sustenta o uso de tais estratégias. Para alcançar tais objetivos foram entrevistados vinte e seis professores que lecionam ciências em dezessete escolas. Os resultados apontam que os professores utilizam as TIC para preparar suas aulas, consideram estas ferramentas, bastante enriquecedora para o processo de ensino-aprendizagem, e, a maioria dos docentes faz uso das tecnologias nas atividades de ensino. Houve um destaque para o uso de ferramentas de projeção de som e imagem que visam envolver os alunos na aula e melhorar a aprendizagem através da visualização de imagens, vídeos e modelos.
Palavras-chave
ensino de ciências: estratégias de ensino; tecnologias de informação e comunicação.
DOI:
http://dx.doi.org/10.31512/encitec.v9i1.2401
##plugins.generic.alm.title##
##plugins.generic.alm.loading##
Metrics powered by PLOS ALM
Apontamentos
Direitos autorais 2019 Rosangela Vieira de Souza, Luiz Caldeira Brant Tolentino-Neto
Este obra está licenciado com uma Licença
Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Revista do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino Científico e Tecnológico – PGEnCT
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – Campus de Santo Ângelo
Rua Universidade das Missões, 464, Santo Ângelo – RS
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
ISSN: 2237-4450