RELAÇÕES ENTRE TECNOLOGIAS DIGITAIS E O APRENDIZADO ESCOLAR
Leticia Azambuja Lopes, João Carlos Martini, Paulo Tadeu Campos Lopes
Resumo
A pesquisa aborda como os estudantes do ensino médio utilizam as ferramentas das Tecnologias Digitais (TD) e quais as suas relações com a aprendizagem em sala de aula. Para tanto, foi elaborado um questionário online sobre o uso de tecnologias que foi respondido por 22 estudantes do primeiro ano do ensino médio de uma escola particular em Canoas, RS. Os resultados indicam que os estudantes tem apropriação das TD, fazem uso para estudo, mas ainda não as veem efetivamente com metodologia de estudo em sala de aula, visto que, ainda não são totalmente utilizadas pelos professores. Assim, é preciso um esforço conjunto entre escola e o profissional da educação, quando se trata da inclusão da tecnologia no ensino, e que ignorar a utilização das TD, elemento que já faz parte da sociedade contemporânea, seria como ignorar a evolução na educação.
Palavras-chave
tecnologias digitais; aprendizagem; sala de aula
DOI:
http://dx.doi.org/10.31512/encitec.v9i2.2412
##plugins.generic.alm.title##
##plugins.generic.alm.loading##
Metrics powered by PLOS ALM
Apontamentos
Direitos autorais 2019 Leticia Azambuja Lopes, João Carlos Martini, Paulo Tadeu Campos Lopes
Este obra está licenciado com uma Licença
Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Revista do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino Científico e Tecnológico – PGEnCT
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – Campus de Santo Ângelo
Rua Universidade das Missões, 464, Santo Ângelo – RS
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
ISSN: 2237-4450