“Esquece tudo o que te disse”: os mestrados profissionais da área de ensino e o que esperar de um doutorado profissional
Resumo
Neste ensaio apresentamos, a partir de um olhar crítico dos Mestrados Profissionais (MP) de excelência da área de Ensino da CAPES, o que esperar de um Doutorado Profissional (DP). Tomamos como base três ensaios anteriores em que discorremos sobre o peso da publicação na área de Ensino, como avaliamos as pesquisas na área de ensino de ciências e a desejada aproximação entre educação básica e pesquisadores em ensino de ciências. O texto está estruturado em três seções antes de apresentarmos “O que devemos esperar” como considerações finais. Na primeira seção, “O que não podemos esquecer”, apresentamos aspectos da legislação e do conhecimento acumulado sobre os MP. Na segunda, “O que não podemos confundir”, nos valemos de uma metáfora para esclarecer o que distingue e o que aproxima as modalidades acadêmica e profissional de mestrado, e, na terceira seção, “Quem e o que se confundem”, problematizamos a relação entre o sujeito (profissional) e o produto (educacional) no processo de formação. Ao final, lançamos um olhar sobre os cursos de MP nota 5 visando amadurecer a concepção dos programas de pós-graduação da modalidade profissional que agora se apresentam também em nível de doutorado. Esperamos, assim, que nos rebobinem e nos avancem.
Palavras-chave
pós-graduação; mestrado profissional; ensino; doutorado profissional
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.31512/encitec.v8i1.2624
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