História da Ciência, Experimentação e Vídeos: Introdução ao Conteúdo de Circuitos Elétricos
Resumo
A inserção da História da Ciência ainda enfrenta vários desafios para sua efetiva utilização no Ensino de Ciências, como a ausência de materiais didáticos que conciliem aspectos históricos, conteúdo curricular e novas abordagens didáticas. O presente trabalho tem por objetivo, a partir da elaboração de uma narrativa utilizando o episódio histórico de Alessandro Volta (A Pilha), inserir recursos didáticos de natureza experimental e midiática numa proposta didática para introduzir o conteúdo de circuitos elétricos. A proposta foi desenvolvida no terceiro ano do Ensino Médio numa escola privada, durante quatro encontros, finalizando com a elaboração de uma pilha elétrica segundo as descrições de Volta apresentadas através de uma carta a Sociedade Real, e iniciando o estudo de circuitos elétricos simples caracterizando as semelhanças com a pilha elaborada. O desenvolvimento da proposta aponta que o uso de diferentes abordagens metodológicas e recursos didáticos podem superar as possíveis limitações para a inserção da História da Ciência no Ensino de Ciências.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.31512/encitec.v10i2.2722
##plugins.generic.alm.title##
Metrics powered by PLOS ALM
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2020 Samira Arruda Vicente, José Antonio Ferreira Pinto, Ana Paula Bispo Silva
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Revista do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino Científico e Tecnológico – PGEnCT
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – Campus de Santo Ângelo
Rua Universidade das Missões, 464, Santo Ângelo – RS
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
ISSN: 2237-4450