CONDIÇÕES ACADÊMICO-PROFISSIONAIS PARA A UTILIZAÇÃO DE EXPERIMENTAÇÕES POR PROFESSORES DE FÍSICA DO ENSINO MÉDIO
Resumo
Neste artigo, buscamos responder a seguinte questão de pesquisa: Que condições acadêmico-profissionais estão subjacentes à utilização de experimentações por professores de Física do Ensino Médio? Para a coleta de informações, realizamos entrevistas com professores de Física do Ensino Médio de escolas pertencentes à Rede Pública Estadual da cidade de Bauru/SP. Os procedimentos de organização, de tratamento e de análise das informações coletadas seguiram as orientações da perspectiva conhecida como Teoria Fundamentada. Pelas análises realizadas, podemos afirmar que: (1) a formação acadêmica inicial do professor influencia diretamente na frequência de utilização de experimentos pelos professores e no modo como eles organizam e conduzem as atividades baseadas nesse recurso didático; (2) a realização de cursos/encontros/processos de formação continuada, que tenham como foco a experimentação, podem contribuir para a utilização de experimentos no contexto escolar; (3) a presença do Currículo Oficial e dos materiais didáticos estabelecidos pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo condicionam as escolhas do professor e, consequentemente, levam à baixa frequência de utilização de experimentações em suas aulas; (4) a ausência de um laboratório de Ciências/Física na escola, com uma infraestrutura adequada para a realização de experimentos, dificulta a utilização desse recurso didático pelos professores. What do you want to do ?New mailCopy
Palavras-chave
Experimentação; Trabalho Didático-Pedagógico; Ensino de Física; Ensino Médio
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.31512/encitec.v10i1.2754
##plugins.generic.alm.title##
##plugins.generic.alm.loading##
Metrics powered by PLOS ALM
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2020 Fernanda Sauzem Wesendonk, Eduardo Adolfo Terrazzan
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Revista do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino Científico e Tecnológico – PGEnCT
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – Campus de Santo Ângelo
Rua Universidade das Missões, 464, Santo Ângelo – RS
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
ISSN: 2237-4450