CONHECIMENTO ESPECIALIZADO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: ANALISANDO UM OBJETO EDUCACIONAL DIGITAL

Lucas Carato Mazzi, Rúbia Barcelos Amaral-Schio, Larissa Moura

Resumo


Este artigo tem como objetivo discutir os conhecimentos matemáticos necessários para integrar um Objeto Educacional Digital (OED) em uma sala de aula. Para alcançar esse objetivo, nos baseamos nos pressupostos da pesquisa qualitativa e selecionamos o OED “Localizando Terremotos” como exemplo. Para analisá-lo, optamos por utilizar o modelo do Conhecimento Especializado do Professor de Matemática que, ao mesmo tempo, é um aporte teórico e metodológico. Concluímos que o professor, ao optar pela integração do OED no cotidiano escolar, deve fazer um estudo não só sobre os tópicos que envolvem o OED em si, mas também buscar possíveis relações entre esses conteúdos e diferentes assuntos presentes no currículo, além de refletir sobre questões pedagógicas que envolvem tais conceitos.


Palavras-chave


Objeto Educacional Digital; Conhecimento Especializado do Professor de Matemática; PNLD

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DOI: http://dx.doi.org/10.31512/encitec.v10i1.2767

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ISSN: 2237-4450

 
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