Aporte teórico vygotskyano no estágio supervisionado em um curso de licenciatura em ciências da natureza

Carla Beatriz Spohr, Isabel Krey Garcia, Maria Cecilia Pereira Santarosa

Resumo


O presente artigo procura traçar reflexões sobre a importância do uso de um referencial teórico sobre processos de ensino e aprendizagem, em especial a teoria interacionista de Vygotsky, durante o Estágio Supervisionado III de acadêmicos do curso Ciências da Natureza – Licenciatura, da Universidade Federal do Pampa campus de Uruguaiana. A autora deste trabalho atuou como supervisora de estágio junto aos sujeitos desta pesquisa. A escolha deste referencial teórico se deve pela familiaridade apontada pelos acadêmicos devida a sua participação em outros componentes curriculares ofertados pelo curso, em semestres anteriores a este período. Os estagiários tiveram o período em escolas públicas de ensino básico em nível médio, no município de Uruguaiana. Entrevistas individuais e o relatório de estágio produzido ao final da prática de iniciação à docência proporcionada durante o período de estágio supervisionado, foram considerados como “corpus” da análise textual discursiva, utilizada como metodologia de análise. Os resultados apontam, entre outros fatores, para a relevância do planejamento e sua implementação, especialmente quanto à ênfase dada pelos sujeitos em relação às práticas interacionistas, identificação e utilização apropriada da zona de desenvolvimento proximal, bem como a necessidade de compartilhar adequadamente instrumentos e signos para que ocorra aprendizagem.

Palavras-chave


Formação de professores, estágio supervisionado, física, ensino médio.

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DOI: http://dx.doi.org/10.31512/encitec.v10i2.2781

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ISSN: 2237-4450

 
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