ELABORAÇÃO DE HOLOGRAMA PARA O ENSINO DE GEOMETRIA MOLECULAR

José Ossian Gadelha de Lima, Glaylton Batista de Almeida

Resumo


Uma das dificuldades enfrentadas no processo de ensino e aprendizagem da Química se refere à abordagem dos conteúdos relacionados ao mundo submicroscópico (atômico e molecular), os quais são difíceis de serem compreendidos pelos alunos. Um exemplo é a Geometria Molecular, conteúdo que exige habilidades visuoespaciais do estudante para entender a disposição das moléculas no espaço e, consequentemente, muitas de suas propriedades químicas e físicas. Nessa perspectiva, o objetivo desse trabalho foi apresentar o processo de elaboração de um produtor educacional (holograma), desenvolvido a partir de materiais simples (capa de CDs, cola, faca de mesa, tablete, etc.), que pode ser utilizado como recurso didático nas aulas de Geometria Molecular, possibilitando aos alunos uma melhor compreensão sobre o formato espacial das estruturas moleculares. Assim, a partir de depoimentos de alunos do primeiro ano do Ensino Médio, após uma aula com apresentação de um holograma elaborado com a molécula de CO2, foi possível perceber uma melhora significativa no entendimento desses estudantes sobre a disposição das moléculas no espaço.

 What do you want to do ?New mailCopy

Palavras-chave


Ensino de química, Hologramas, Geometria molecular

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.31512/encitec.v10i1.3010

##plugins.generic.alm.title##

##plugins.generic.alm.loading##

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2020 José Ossian Gadelha de Lima, Glaylton Batista de Almeida

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Revista do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino Científico e Tecnológico – PGEnCT

Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – Campus de Santo Ângelo

Rua Universidade das Missões, 464, Santo Ângelo – RS

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional

ISSN: 2237-4450

 
What do you want to do ?
New mail