O ESTUDO DA REALIDADE E OS TEMAS GERADORES NO ENSINO DE CIÊNCIAS: REFLEXÕES SOBRE UM PROCESSO VIVENCIADO NO CONTEXTO DO PIBID

Catiane Mazocco Paniz, Cristiane Muenchen

Resumo


O presente trabalho apresenta e discute o processo vivenciado por bolsistas do PIBID na busca por Temas Geradores a partir do Estudo da Realidade realizado nas comunidades, nas quais quatro escolas parceiras do programa estão inseridas. Para chegar aos Temas Geradores, os sujeitos construíram instrumentos de pesquisa como questionários que foram aplicados aos alunos, pais, moradores, comunidade em geral, bem como obtiveram informações a partir de jornais, secretarias de saúde, de meio ambiente e IBGE. Essas informações fizeram parte de um dossiê, documento que engloba todo o Estudo de realidade realizado. A partir do trabalho foi possível, dentre outros aspectos, reconhecer a importância da participação da comunidade no processo, tornando a escola um local de diálogo e integração.


Palavras-chave


Temas Geradores. PIBID. Ensino de Ciências

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.31512/encitec.v10i1.3028

##plugins.generic.alm.title##

##plugins.generic.alm.loading##

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2020 Catiane Mazocco Paniz, Cristiane Muenchen

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Revista do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino Científico e Tecnológico – PGEnCT

Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – Campus de Santo Ângelo

Rua Universidade das Missões, 464, Santo Ângelo – RS

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional

ISSN: 2237-4450

 
What do you want to do ?
New mail