O ESTUDO DA REALIDADE E OS TEMAS GERADORES NO ENSINO DE CIÊNCIAS: REFLEXÕES SOBRE UM PROCESSO VIVENCIADO NO CONTEXTO DO PIBID
Resumo
O presente trabalho apresenta e discute o processo vivenciado por bolsistas do PIBID na busca por Temas Geradores a partir do Estudo da Realidade realizado nas comunidades, nas quais quatro escolas parceiras do programa estão inseridas. Para chegar aos Temas Geradores, os sujeitos construíram instrumentos de pesquisa como questionários que foram aplicados aos alunos, pais, moradores, comunidade em geral, bem como obtiveram informações a partir de jornais, secretarias de saúde, de meio ambiente e IBGE. Essas informações fizeram parte de um dossiê, documento que engloba todo o Estudo de realidade realizado. A partir do trabalho foi possível, dentre outros aspectos, reconhecer a importância da participação da comunidade no processo, tornando a escola um local de diálogo e integração.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.31512/encitec.v10i1.3028
##plugins.generic.alm.title##
Metrics powered by PLOS ALM
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2020 Catiane Mazocco Paniz, Cristiane Muenchen

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Revista do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino Científico e Tecnológico – PGEnCT
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – Campus de Santo Ângelo
Rua Universidade das Missões, 464, Santo Ângelo – RS
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
ISSN: 2237-4450