USO DA TECNOLOGIA PARA A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NAS AULAS DE BIOLOGIA

Carlos Luciano Avila Noronha, Edilse Colatto, Maria Cristina Pansera de Araújo

Resumo


Resumo: A formação biológica é de suma importância para que cada indivíduo compreenda a importância da ciência e da tecnologia na vida moderna. Esses conhecimentos devem contribuir, também para que o aluno use o que aprendeu em sala de aula para tomar decisões adequadas ao desenvolvimento da sociedade em que está inserido. O objetivo foi observar em sala de aula como a relação professor/aluno é influenciada pelos termos científicos utilizados pelo professor de biologia e como a tecnologia disponibilizada nas escolas pode auxiliar na alfabetização científica destes alunos. Realizou-se um estudo observacional de 8 aulas no Colégio Estadual Modelo, no período de 25 de maio a 22 de junho de 2010, em uma turma de 1º ano do Ensino Médio, com 17 alunos. Os alunos demonstraram falta de entendimento dos termos científicos utilizados pelo professor e não conseguiram realizar associações com o conteúdo já estudado. Durante as observações, os novos conceitos abordados sempre traziam velhas dúvidas, por isso, a pesquisa questionou se a falta de compreensão dos conceitos científicos pelos estudantes dificulta a sua aprendizagem e formação do cidadão? Os objetivos foram identificar aspectos, conceitos e conteúdos de ciências mais difíceis para os alunos do Ensino Médio aprender ciências biológicas. Neste artigo, são propostas novas formas de ensino, uma melhor aproximação dos alunos com termos e assuntos científicos, formas de ensino mais dinâmicas e atrativas. Através de questionários feitos aos alunos do ensino médio foram analisados assuntos que mais os alunos acham difícil de aprender em ciências. Outra questão refere-se à necessidade de recursos tecnológicos para o auxilio no aprendizado entre eles estão o microscópio, multimídia, aparelhos de vídeo.

Palavras-chave: ensino; ciências biológicas; tecnologia.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.20912/2237-4450/v1i1.525

##plugins.generic.alm.title##

##plugins.generic.alm.loading##

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais

Revista do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino Científico e Tecnológico – PGEnCT

Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – Campus de Santo Ângelo

Rua Universidade das Missões, 464, Santo Ângelo – RS

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional

ISSN: 2237-4450

 
What do you want to do ?
New mail