A MATEMÁTICA NO CURRÍCULO ESCOLAR DO ENSINO MÉDIO E DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE UMA ESCOLA TÉCNICA DAS MISSÕES

Carla Maso Rodrigues Pires, Danielli Vacari de Brum, Adriane Maso da Silva Maroneze

Resumo


Resumo: O presente trabalho propõe a reflexão da posição/lugar que a disciplina de Matemática ocupa no currículo escolar do curso de ensino médio e do curso de educação profissional de uma escola técnica estadual da cidade de Santo Ângelo/RS, dirigindo-se o olhar à corrente filosófica denominada Positivismo. O referencial teórico situa-se na vertente da educação matemática denominada Etnomatemática e na área do currículo escolar, nas quais se encontram ferramentas para analisar o material de pesquisa. Foram entrevistados vinte e cinco professores da referida escola, sendo seis da área de Matemática. As entrevistas foram gravadas em áudio e posteriormente transcritas. Na análise das narrativas os professores mostraram que: os alunos do ensino médio têm mais facilidade de aprender do que os da educação profissional; os alunos do ensino médio valorizam as aulas de Matemática porque temem a reprovação, enquanto os da educação profissional as valorizam porque serão importantes profissionalmente; a Matemática ocupa um lugar especial no currículo do ensino médio; a Matemática é a que, junto com a Língua Portuguesa, tem maior carga horária; a Matemática ensinada na educação profissional é direcionada unicamente pela necessidade das áreas técnicas e a Matemática é disciplina importante porque desenvolve o raciocínio.

Palavras-chave: educação matemática; currículo escolar; etnomatemática.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.20912/2237-4450/v1i1.528

##plugins.generic.alm.title##

##plugins.generic.alm.loading##

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais

Revista do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino Científico e Tecnológico – PGEnCT

Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – Campus de Santo Ângelo

Rua Universidade das Missões, 464, Santo Ângelo – RS

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional

ISSN: 2237-4450

 
What do you want to do ?
New mail