TEORIA E PRÁTICA DO ENSINO DE ASTRONOMIA NOS ANOS INICIAIS: MEDIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS POR MEIO DE PERGUNTAS

Roberta Chiesa Bartelmebs, Roque Moraes

Resumo


Resumo: Este trabalho consiste da construção teórica de elementos para a elaboração de uma atividade de Astronomia em turmas dos Anos Iniciais do ensino fundamental. Nele, buscamos compreender os pressupostos teóricos e metodológicos que constituem as aulas de ciências nestas séries, buscando evidenciar a necessidade e a importância da pesquisa e da participação ativa dos alunos nas aulas. Trazemos para discussão um conceito chave para a Astronomia, que é a observação, e a partir disto refletimos sobre a formação dos professores e a sua qualificação para o ensino desta ciência, suas inquietações e dúvidas perante algo desconhecido. Após as reflexões teóricas, propomos uma atividade prática sobre as fases da Lua, na tentativa de demonstrar como se podem pensar atividades de Astronomia que envolvam alunos e professores, que sejam fáceis de executar e tenham baixo custo, e, ao mesmo tempo, tragam possibilidades de os alunos desenvolverem suas habilidades na fala, na escrita bem como na aquisição da linguagem científica e seu uso, o que nos remete a alfabetização científica decorrente de todo este processo.

Palavras-chave: ensino de astronomia; anos iniciais; ensino de ciências; metodologia participativa.


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DOI: http://dx.doi.org/10.20912/2237-4450/v1i1.535

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Revista do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino Científico e Tecnológico – PGEnCT

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ISSN: 2237-4450

 
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