UM OUTRO OLHAR SOBRE O DIFERENTE
Resumo
Resumo: Tendo como referência que a maior parte dos alunos se mantém distantes dos problemas à sua volta e ainda faz interpretações imediatistas e fragmentadas destes e das relações que estabelece onde vive, este artigo apresenta o projeto realizado pela 6º série do Ensino Fundamental do Colégio Marista Santo Ângelo que teve como tema: “Um outro olhar sobre o diferente”. Este projeto visa partilhar o conhecimento; respeitar as diferenças, sentir um pouco as limitações com as quais as pessoas com deficiência convivem e ao mesmo tempo valorizá-los. Desse modo, os alunos construiram o conhecimento de forma organizada e não fragmentada, estabelecendo novos vínculos e valores com a realidade, aprofundando os diversos saberes e linguagens, convivendo afetivamente com as diferenças, para que a partir da comunicação, possam intervir no mundo em que vivem. Contudo, percebeu-se que os alunos refletiram e deram mais valor a tudo aquilo que eles possuem. O “ser solidário” e não individualista, se colocar no lugar do outro, foram valores que, com certeza, eles jamais esquecerão.
Palavras-chave: Pedagogia de Projetos, Respeito às diferenças, Solidariedade.
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.20912/2237-4450/v1i1.538
##plugins.generic.alm.title##
Metrics powered by PLOS ALM
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais
Revista do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino Científico e Tecnológico – PGEnCT
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – Campus de Santo Ângelo
Rua Universidade das Missões, 464, Santo Ângelo – RS
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
ISSN: 2237-4450