ATIVIDADES EXPERIMENTAIS DE FÍSICA E QUÍMICA EM LIVROS DIDÁTICOS DO PNLD

Fernanda Sauzem Wesendonk, Aline de Souza Pereira, Eduardo Adolfo Terrazzan

Resumo


Resumo: O Livro Didático (LD) é tradicionalmente utilizado como instrumento didático auxiliar em sala de aula, tanto para o trabalho do professor como para a aprendizagem do aluno. Neste sentido, o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) tem buscado garantir certa qualidade dos LD utilizados no país, mediante a avaliação dos mesmos, a partir de critérios específicos, entre eles os tipos de Recursos Didáticos recomendados/disponibilizados pelos autores nesses LD. Assim, neste trabalho nos propusemos a caracterizar a forma pela qual as Atividades Experimentais (AE) estão propostas nos LD direcionados ao Ensino Médio (EM), recomendados pelo PNLD, para as disciplinas de Física e Química, mediante a utilização de um conjunto de critérios. Com a análise foi possível perceber que a maioria das AE está proposta de maneira a contribuir para que os alunos adquiram uma visão distorcida do conhecimento científico, uma vez que estão apresentadas como verificação de uma teoria/Lei/Princípio já estudada em sala de aula.

Palavras-chave: atividades experimentais; livros didáticos; ensino de física.


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DOI: http://dx.doi.org/10.20912/2237-4450/v1i2.544

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ISSN: 2237-4450

 
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