UM AMBIENTE DE PROGRAMAÇÃO PASCAL PARA ENSINO DE MATEMÁTICA

Franciele Meinerz Forigo, Jorge Luis Palacios Felix

Resumo


Resumo: Este trabalho visa à elaboração de uma proposta para ser utilizada na formação continuada dos professores de matemática do nível médio, bem como para o ensino-aprendizado de lógica de programação. Para isso serão aproveitados os recursos da informática, mais especificamente, algoritmos de programação. Considerando a dificuldade encontrada pelos alunos em memorizar e saber utilizar as fórmulas matemáticas na resolução de problemas, é de fundamental importância a concepção de novas alternativas de aprendizagem que possam suprir essa necessidade. A lógica de programação enfocada na resolução de problemas de matemática, leva o desenvolvimento do raciocínio como uma metodologia didática. Dentro desse contexto surge uma pergunta frequente: como “despertar”, “motivar” os alunos? Através da linguagem de programação Pascal e da ferramenta gratuita Pascalzim será fornecido um ambiente onde o aluno terá condições de desenvolver as fórmulas matemáticas, sem necessitar entender a fundo os conceitos de programação, e assim poderá ver o resultado do seu trabalho de uma maneira totalmente computadorizada. Com o desenvolvimento dessa experiência pretende-se auxiliar os professores a encontrar uma nova e diferente opção para complementar sua prática docente. Além de possibilitar uma melhora na qualidade do ensino da matemática, o aluno poderá se interessar pela forma programada que o computador utiliza para executar as tarefas e entender os procedimentos básicos dessa ferramenta, bem antes mesmo de aprofundar esses conceitos.

Palavras-chaves: ensino-aprendizagem; matemática; programação; lógica.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.20912/2237-4450/v1i2.545

##plugins.generic.alm.title##

##plugins.generic.alm.loading##

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais

Revista do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino Científico e Tecnológico – PGEnCT

Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – Campus de Santo Ângelo

Rua Universidade das Missões, 464, Santo Ângelo – RS

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional

ISSN: 2237-4450

 
What do you want to do ?
New mail