A PROBLEMATIZAÇÃO DA CONCEPÇÃO DE CIÊNCIA NO ENSINO MÉDIO: CONTRIBUIÇÕES DO FILME “E A VIDA CONTINUA”
Resumo
Resumo: Hoje temos acesso ao mundo apenas num clicar de dedos, conhecemos diversos lugares e culturas em poucos minutos com a utilização dos recursos da internet. A sociedade vive um processo de mudança e para acompanhar o ritmo dessa evolução, ela precisa buscar novas formas de aprender e ensinar. Os livros didáticos não são os únicos recursos pedagógicos dos quais o professor pode lançar mão para despertar o interesse dos estudantes no ensino de maneira geral. Para apresentar conteúdos relacionados a Ciências, Biologia e a História da Ciência, pode-se utilizar o cinema como ferramenta educacional. Os filmes podem ser importantes instrumentos para contribuir na elaboração de uma adequada concepção de natureza da ciência, por parte dos alunos. Os filmes de ação, ficção, drama podem ser explorados pelos professores para apresentar e discutir ideias e conceitos científicos, desmistificando muitos conceitos errôneos que os alunos fazem a respeito da Ciência ou de conteúdos científicos, considerando que, para a população em geral, a ciência é muito abstrata e distante do cotidiano. De acordo com Vanucchi (1996, p.14) o conhecimento apropriado da Ciência envolve não apenas seus produtos-leis, teorias- mas, também o conhecimento dos processos da Ciência – seus métodos, suas estruturas de desenvolvimento. A utilização do cinema na escola pode ser inserida, em linhas gerais, num grande campo de atuação pedagógica. O presente artigo relata a pesquisa realizada com 33 alunos do ensino médio de duas escolas públicas de educação básica do município de Guarani das Missões - RS. Na pesquisa, o foco principal visou a compreensão sobre a contribuição que o filme “E a vida continua” (EUA, 1993) pode proporcionar como instrumento capaz de problematizar a concepção de Ciência e, assim, melhorar o ensino de Biologia.
Palavras-chaves: concepção de natureza da ciência; história da ciência; cinema; ensino.
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.20912/2237-4450/v1i2.546
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