INTERDISCIPLINARIEDADE NO ENSINO DE QUÍMICA: UM DESAFIO PARA O PROFESSOR
Resumo
Resumo: Nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM) a interdisciplinaridade tem sido apontada como uma das formas de transpor as fronteiras postas pela compartimentalização/disciplinarização do conhecimento e das limitações que elas acarretam. Considerando que os professores são protagonistas das propostas de ensino propusemo-nos a investigar como os professores de Química de uma cidade do Triângulo Mineiro concebem o conceito de interdisciplinaridade, desenvolvem um trabalho interdisciplinar e quais são as dificuldades que possuem para a realização dessa prática na escola. Foram entrevistados professores de Química, que atuam em escolas públicas. Os depoimentos dos professores sugerem diferentes significados atribuídos a interdisciplinaridade. Tais como: meio de articulação entre diferentes disciplinas; exploração de situações de vivência dos alunos; contextualização. Quanto ao desenvolvimento de atividades interdisciplinares estas são propostas por meio de projetos que acontecem esporadicamente. Entre as dificuldades para concretizar um ensino interdisciplinar, os professores apontaram a insuficiência do número de aulas; excesso de conteúdo curricular; falta de integração entre as disciplinas; falta espaço físico adequado e recursos materiais necessários para esta prática; tradicionalismo do ensino; salas de aula numerosas; alunos desinteressados. Ademais, os professores se sentem inseguros para realizar projetos dessa natureza, pois sentem receio de conduzir este tipo de atividade aparentemente tão desconectada de seu conteúdo. As manifestações dos professores sugerem que a interdisciplinaridade preconizada nos documentos oficiais e nos textos pedagógicos se mantém, ainda, como uma meta a ser alcançada, como algo que precisa encontrar caminhos para se concretizar no contexto escolar.
Palavras-chave: educação; interdisciplinaridade; dificuldades.
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.20912/2237-4450/v1i2.548
##plugins.generic.alm.title##
Metrics powered by PLOS ALM
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais
Revista do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino Científico e Tecnológico – PGEnCT
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – Campus de Santo Ângelo
Rua Universidade das Missões, 464, Santo Ângelo – RS
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
ISSN: 2237-4450