OS PROFESSORES QUE ENSINAM CIÊNCIAS E O LIVRO DIDÁTICO: REFLEXÕES COLETIVAS NO CONTEXTO DE UM GRUPO DE ESTUDOS
Resumo
Resumo: A discussão acerca do papel do livro didático na escola e de modo especial na condução do currículo escolar tem sido exaustiva nas últimas décadas. Esta sensação de exaustão parece concorrer para o abandono, por parte de muitos pesquisadores, da discussão sobre essa temática. Mas, quando estamos trabalhando na formação continuada de professores e nos deparamos com as seguintes falas: “não participei da escolha ... outra pessoa escolhe”, “para ensinar ciências utilizo o livro didático”, “o livro didático é distribuído para ser utilizado, do contrário seria um gasto a menos para nós contribuintes”, a chama aparentemente apagada se reacende e nos convida a discussão reflexiva, nos convida a repensar o contexto de produção de sentidos e significados acerca do uso do livro didático na escola básica, em especial quando se trata do seu uso no ensino de ciências. Neste ensino, além dos conhecimentos e conceitos defasados presentes nos livros (GÜLLICH, 2004), são passadas concepções de ciência, sobretudo uma visão reproducionista de ciência, que acaba reforçando uma visão simplista de docência, na qual o professor é um mero transmissor mecânico dos conteúdos cristalizados e reprodutor de práticas /experimentos estampados como receitas culinárias. A partir disso, este texto tem o intuito de discutir algumas categorias acerca do livro didático, que são: a escolha do livro didático, imagens do livro didático e a reflexão sobre o livro didático como articuladora da formação continuada, emergidas das falas e discussões ocorridas durante o processo de reflexão compartilhada entre pesquisadores/professores universitários, licenciandos e cinco professoras que ministram a disciplina de Ciências para o segundo ciclo do Ensino Fundamental (6º. ao 9º. Ano), em uma escola pública de periferia de um município do Estado de Mato Grosso do Sul. A reflexão compartilhada visava a evolução conceitual das professoras sobre o seu fazer docente em ciências, tomando como referência suas concepções e práticas pedagógicas.
Palavras-chave: Formação de Professores, Ensino de Ciências, Livro Didático.
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.20912/2237-4450/v1i2.551
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