PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO E PLANO DE ENSINO: PRESSUPOSTOS NO FOCO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Rosangela Inês Matos Uhmann, Silvana Matos Uhmann

Resumo


Resumo: O artigo parte de uma análise e reflexão acerca de um Projeto Político Pedagógico (PPP) e Plano de Ensino (PE) da professora e pesquisadora (disciplina de física, do 3º ano), quanto à contemplação da Educação Ambiental (EA), em uma escola estadual de Ensino Médio (EM) relacionado à integração destes documentos e, estes com abordagens socioambientais na área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (CNT). Conforme essa professora em formação continuada e acadêmica pesquisadora em formação inicial (segunda autora) destacam-se alguns pontos a serem sanados/levados em conta, como a complementaridade entre o PPP e o PE através do reconhecimento e relações sociais, partindo da justificativa interativa entre ensino, documentos e EA. Através da pesquisa, busca-se compreender o porquê de tais documentos, muitas vezes, encontrarem-se “adormecidos”, mas que por lei fazem parte do espaço escolar e que deve/deveriam possibilitar subsídio para uma prática escolar de ensino problematizadora referente ao cotidiano dos educandos e educadores no contexto social, histórico e cultural nas instituições educacionais.

Palavras-chave: Reflexão e Formação, Documentação Escolar, Educação Ambiental.


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DOI: http://dx.doi.org/10.20912/2237-4450/v2i3.917

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ISSN: 2237-4450

 
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