O PROFESSOR EM FORMAÇÃO E AS TECNOLOGIAS INFORMÁTICAS
Resumo
Resumo: As escolas passaram por várias transformações nas últimas décadas e vêm se buscando mudanças no ensino tradicional, além de os professores estarem revendo suas práticas pedagógicas, nesse sentido, eles não são mais os transmissores de passos e regras para memorização de conteúdos, mas os orientadores da prática em sala de aula, mediando o trabalho do aluno com a tecnologia, tornando-o capaz de questionar, refletir e analisar acontecimentos da sociedade atual. Refletir sobre seu planejamento, criar novas ações, trocar ideias com seus colegas professores são atitudes mínimas para se obter um bom resultado em nossa prática pedagógica onde estamos buscando inserir as tecnologias informáticas. A utilização dos recursos tecnológicos pelos professores tem-se dado lentamente devido à insegurança dos professores em trabalhar com as tecnologias informáticas em suas aulas e, um dos fatores que leva os professores a essa insegurança é a pouca utilização das tecnologias informáticas nos programas de formação inicial. Portanto, inserir as TIC nos cursos de Licenciaturas em Matemática requer a exploração de suas possibilidades didático-pedagógicas, políticas e sociais no contexto da Educação Matemática. É necessário criar possibilidades de o professor se familiarizar com as tecnologias informáticas e construir um conhecimento profissional que lhe permita agir na perspectiva da renovação.
Palavras-chave: Formação de Professores; Tecnologias Informáticas; Ensino da Matemática.
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.20912/2237-4450/v2i4.921
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