EDUCAÇÃO CIENTÍFICA: EM BUSCA DA APROPRIAÇÃO PROFISSIONAL DA METODOLOGIA INVESTIGATIVA NO COTIDIANO ESCOLAR

Danielle Grynszpan

Resumo


Resumo: Este relato de pesquisa tem como tema o estudo da implantação de uma metodologia investigativa ligada à melhoria do ensino das ciências e sua possível interação com outras disciplinas. Buscou-se realizar um estudo etnográfico que englobou um acompanhamento avaliativo, a fim de verificar a contribuição educacional no que tange ao estímulo à indagação, à crítica e ao desenvolvimento da argumentação oral e escrita, além dos objetivos socioafetivos. Observamos, no decorrer do processo de ensino-aprendizagem em ciências, o desenvolvimento de propostas concretas de ação ligadas, especialmente, à qualidade de vida e à melhoria do entorno habitado pelos alunos. Adicionalmente, nosso trabalho contribuiu para a inclusão social, com a aceitação das diferenças entre os alunos. A avaliação apontou que o processo investigativo em ciências colaborou para promover o alfabetismo científico-cultural, que significa a associação de um letramento cognitivo a um trabalho cada vez mais comprometido com a cidadania e a ética.

Palavras-chave: Processo Investigativo, Avaliação Formativa, Ensino Fundamental


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DOI: http://dx.doi.org/10.20912/2237-4450/v2i4.922

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Revista do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino Científico e Tecnológico – PGEnCT

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ISSN: 2237-4450

 
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