DIVULGAÇÃO DE BIBLIOTECAS DIGITAIS NA ESCOLA: ESTUDO DE CASO

Patricia Santana de Argolo Pitanga, Vinicius Batista Campos, Karoline Fernandes Siqueira, Willians Lopes de Almeida

Resumo


Resumo: Nesta pesquisa foi analisado como a inserção e a utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s) no universo escolar, com a inclusão das bibliotecas digitais em sala de aula, podem contribuir para o aperfeiçoamento e qualidade do processo educativo, proporcionando a interação entre professores e alunos ao meio digital. O presente estudo, de natureza descritiva, centrou-se na observação, análise e conclusão de um Projeto Piloto desenvolvido no Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães, município de Senhor do Bonfim – Bahia, que atende alunos do Ensino Médio Regular. Para a realização desta pesquisa foram utilizados dois questionários direcionados a 35 professores e 48 alunos do 1º ano A do Ensino Médio do Colégio, contando com 17 questões objetivas e subjetivas. As perguntas fizeram referência ao conhecimento que alunos e professores dispunham sobre internet, se a utilizam para estudo e pesquisa, se acessam sites de relacionamento, qual o entendimento que dispunham a respeito das Tecnologias da Informação e Comunicação e se já tinham ouvido falar das Bibliotecas digitais ou virtuais, objeto de estudo dessa pesquisa. Considerando a importância deste estudo e sua complexidade na atual sociedade globalizada, em que a educação é mediada pelas novas tecnologias da informação, comunicação e entendendo que as TIC’s atuam como uma ferramenta de apoio, colaboração e fortalecimento entre os atores envolvidos no processo educativo, conclui-se que através do uso da Internet e das bibliotecas digitais na escola, com a orientação do educador-mediador, as aulas podem se tornar mais enriquecedoras, atrativas e interdisciplinares, de forma que todos construam em um ambiente colaborativo, de troca de informações e conhecimento.

Palavras–chave: aluno, ensino-aprendizagem, nordeste, professor, tecnologias da informação e comunicação.


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DOI: http://dx.doi.org/10.20912/2237-4450/v2i4.924

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ISSN: 2237-4450

 
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