POSSIBILIDADES DE INSERÇÃO DE TEXTOS DA REVISTA CIÊNCIA HOJE DAS CRIANÇAS NAS SÉRIES INICIAIS: EXPLORANDO CONCEPÇÕES DE LEITURA DE FUTUROS PROFESSORES
Resumo
O presente artigo relata uma atividade realizada em duasturmas do curso de Pedagogia e discute seus resultados com base naproblematização das concepções de leitura que os licenciandos possuem aopensarem o uso de textos de divulgação científica em aulas de ciências dasséries iniciais. Os licenciandos em Pedagogia elaboraram estratégias didáticasnas quais textos da revista Ciência Hoje das Crianças consistiam no recursodidático central de aulas de ciências sobre variados assuntos. As aulassugeriam diferentes modos de uso e atividades de leitura dos textos. Com baseem um referencial teórico que constrói um conceito discursivo de leitura sãoanalisadas as concepções de leitura implícitas nas escolhas didáticas feitaspelos licenciandos. Buscamos argumentar que o uso de textos de divulgaçãocientífica pode inspirar estratégias didáticas diversificadas, semelhantes ou alternativasàquelas comumente atreladas ao uso do livro didático. Além disso, discutimospossíveis relações entre as propostas metodológicas dos futuros professores, aspráticas de leitura exercitadas e o letramento científico.
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.20912/2237-4450/v3i2.1000
##plugins.generic.alm.title##
##plugins.generic.alm.loading##
Metrics powered by PLOS ALM
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais
Revista do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino Científico e Tecnológico – PGEnCT
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – Campus de Santo Ângelo
Rua Universidade das Missões, 464, Santo Ângelo – RS
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
ISSN: 2237-4450