POSSIBILIDADES DE INSERÇÃO DE TEXTOS DA REVISTA CIÊNCIA HOJE DAS CRIANÇAS NAS SÉRIES INICIAIS: EXPLORANDO CONCEPÇÕES DE LEITURA DE FUTUROS PROFESSORES

Tatiana Galieta

Resumo


O presente artigo relata uma atividade realizada em duasturmas do curso de Pedagogia e discute seus resultados com base naproblematização das concepções de leitura que os licenciandos possuem aopensarem o uso de textos de divulgação científica em aulas de ciências dasséries iniciais. Os licenciandos em Pedagogia elaboraram estratégias didáticasnas quais textos da revista Ciência Hoje das Crianças consistiam no recursodidático central de aulas de ciências sobre variados assuntos. As aulassugeriam diferentes modos de uso e atividades de leitura dos textos. Com baseem um referencial teórico que constrói um conceito discursivo de leitura sãoanalisadas as concepções de leitura implícitas nas escolhas didáticas feitaspelos licenciandos. Buscamos argumentar que o uso de textos de divulgaçãocientífica pode inspirar estratégias didáticas diversificadas, semelhantes ou alternativasàquelas comumente atreladas ao uso do livro didático. Além disso, discutimospossíveis relações entre as propostas metodológicas dos futuros professores, aspráticas de leitura exercitadas e o letramento científico.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.20912/2237-4450/v3i2.1000

##plugins.generic.alm.title##

##plugins.generic.alm.loading##

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais

Revista do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino Científico e Tecnológico – PGEnCT

Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – Campus de Santo Ângelo

Rua Universidade das Missões, 464, Santo Ângelo – RS

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional

ISSN: 2237-4450

 
What do you want to do ?
New mail