A INTEGRAÇÃO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: CONTRIBUIÇÕES DE UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO
Resumo
O presente trabalho teve como objetivo analisar as contribuições de uma sequência de ensino para a integração de Ciências e Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Com a intenção de alcançar o objetivo proposto, foi desenvolvida uma pesquisa em uma turma do 1º ano do 2º ciclo do Ensino Fundamental de uma escola do município de Ponta Grossa, Paraná. Para este trabalho optou-se pelo procedimento de ensino com pesquisa e o tema escolhido foi a quantidade de papel descartado pela escola no período da manhã. Com os dados coletados passaram a fazer gráficos, cálculos e estimativas para a interpretação. Nesses cálculos, leituras e produções escritas, foram envolvidos os conteúdos curriculares de matemática e de ciências. A pesquisa realizada é aplicada e qualitativa de cunho interpretativo. Os resultados apresentados mostraram que a sequência de ensino contribuiu para a aquisição significativa de conteúdos e para o desenvolvimento de competências por parte dos educandos.
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.20912/2237-4450/v4i1.1017
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