A INTEGRAÇÃO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: CONTRIBUIÇÕES DE UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO

Guataçara dos Santos Junior, Angelita Skora

Resumo


O presente trabalho teve como objetivo analisar as contribuições de uma sequência de ensino para a integração de Ciências e Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Com a intenção de alcançar o objetivo proposto, foi desenvolvida uma pesquisa em uma turma do 1º ano do 2º ciclo do Ensino Fundamental de uma escola do município de Ponta Grossa, Paraná. Para este trabalho optou-se pelo procedimento de ensino com pesquisa e o tema escolhido foi a quantidade de papel descartado pela escola no período da manhã. Com os dados coletados passaram a fazer gráficos, cálculos e estimativas para a interpretação. Nesses cálculos, leituras e produções escritas, foram envolvidos os conteúdos curriculares de matemática e de ciências. A pesquisa realizada é aplicada e qualitativa de cunho interpretativo. Os resultados apresentados mostraram que a sequência de ensino contribuiu para a aquisição significativa de conteúdos e para o desenvolvimento de competências por parte dos educandos.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.20912/2237-4450/v4i1.1017

##plugins.generic.alm.title##

##plugins.generic.alm.loading##

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais

Revista do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino Científico e Tecnológico – PGEnCT

Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – Campus de Santo Ângelo

Rua Universidade das Missões, 464, Santo Ângelo – RS

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional

ISSN: 2237-4450

 
What do you want to do ?
New mail