O PAPEL DA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NA DIFUSÃO DE CONHECIMENTOS AMBIENTAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Resumo
A divulgação científica surge como meio para popularização da ciência e da tecnologia através de uma linguagem acessível para a sociedade. Este trabalho teve como objetivo avaliar o processo de aprendizagem a partir do uso de textos de divulgação científica, como recurso didático, no ensino de conceitos ambientais com estudantes do ensino fundamental. A atividade pedagógica baseou-se na leitura e discussão do texto de jornal sobre aquecimento global com alunos do ensino fundamental de duas escolas do Município do Rio de Janeiro. Foram aplicados dois questionários, um pré e um pós-diagnóstico para avaliar como os alunos articulavam os conceitos relacionados ao tema. A partir disso, percebeu-se que o uso dos textos de divulgação científica, adequadamente organizado, associado à mediação dos professores, possibilitou que os alunos fossem além da memorização de termos e conceitos científicos. Desta forma, esse material contribuiu para uma aprendizagem significativa de questões relacionadas ao meio ambiente.
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PDFDOI: http://dx.doi.org/10.20912/2237-4450/v3i2.1054
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ISSN: 2237-4450