EXPERIMENTAÇÃO E FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: CONSTITUIÇÃO E DOCÊNCIA EM CIÊNCIAS

Tamini Wyzykowski, Roque Ismael da Costa Güllich, Erica do Espirito Santo Hermel

Resumo


A investigação tem o intuito de identificar o processo de constituição da docência em licenciandos que vivenciam o processo de experimentação na educação básica. Realizamos a coleta de dados através da análise dos Diários de Bordo de Licenciandos dos Curso de Graduação em Ciências: Biologia, Física e Química - Licenciatura da UFFS de Cerro Largo – RS, que  participam do PETCiências, Programa de Educação Tutorial.  Dentro desse programa os licenciandos acompanham as aulas experimentais dos professores de Ciências da educação básica integrantes do Grupo de Estudos e Pesquisa do Ensino de Ciências e Matemática (GEPECIEM) e registram as atividades que desempenham, bem como suas reflexões em seus diários de bordo. Os indícios demonstram que as narrativas constituem os sujeitos professores. Os resultados apontam a importância do professor refletir sobre sua prática, para que a experimentação cumpra seu papel na construção do conhecimento. Fica explícita a necessidade de destinar um tempo maior para discutir a experimentação na formação inicial. Ao analisar os diários temos a percepção que as narrativas são um método favorável para o hábito reflexivo sobre a docência e podem servir como subsídio na investigação de temas intrigantes que permeiam o Ensino de Ciências como a experimentação.


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DOI: http://dx.doi.org/10.20912/2237-4450/v3i2.1073

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ISSN: 2237-4450

 
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