A CONTROVÉRSIA DA CONSTRUÇÃO DA USINA HIDRELÉTRICA DE BELO MONTE: COMO SE POSICIONAM OS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

Markus Meireles Campus, Darlene Teixeira Ferreira, Elinete Oliveira Raposo Ribeiro, Nadia Magalhães da Silva Freitas

Resumo


A Amazônia tem sido alvo de múltiplas intervenções de desenvolvimento. A construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte (UHE de Belo Monte) tem polarizado a sociedade, constituindo-se tema controverso. A abordagem desse tema, no ensino de ciências, insere-se na perspectiva que privilegia a discussão da relação entre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) e a perspectiva da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS). Analisamos o posicionamento e os argumentos dos alunos do ensino médio, da Escola de Aplicação, da Universidade Federal do Pará, em relação à construção da UHE de Belo Monte. Foram apresentadas aos alunos duas apreciações controversas implicadas na construção do referido empreendimento. Poucos alunos se colocaram em relação a uma das duas apreciações, a maioria, destes, defendeu argumentos relacionados ao direito à propriedade, à preservação da identidade e à memória local etc. Em oposição, um aluno filiou-se a apreciação que sustenta a necessidade de garantir o desenvolvimento nacional. O ensino baseado na articulação CTS, em conjunção com a EDS, tem se constituído uma maneira de romper com a fragmentação dos conteúdos escolares, de possibilitar discussões, reflexões e tomada de decisão sobre questões referentes às implicações da ciência e da tecnologia sobre a sustentabilidade.

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DOI: http://dx.doi.org/10.20912/2237-4450/v3i2.1132

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ISSN: 2237-4450

 
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