AGROTÓXICOS: USÁ-LOS OU NÃO? UM ESTUDO DE CASO NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Resumo
As sociedades têm sido confrontadas com questões que envolvem interações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). É desejado que o cidadão participe da tomada de decisão perante problemas que afligem a sociedade. A formação científica necessita instrumentalizar o estudante a uma postura crítica e autônoma na sociedade. O trabalho objetivou apreender as possibilidades e os limites da abordagem de temas sociocientíficos, no contexto do método do estudo de caso no ensino, quanto à tomada de decisão, no caso: Agrotóxicos: usá-los ou não? Utilizou-se o recurso da narrativa, cujos personagens enfrentam dilemas em relação à questão posta. A pesquisa insere-se na modalidade qualitativa. Utilizou-se a análise textual discursiva para apreender a adequação e a qualidade dos argumentos evocados. A análise mostrou que a utilização do método do estudo de caso configurou-se como estratégia favorável à motivação, ao interesse, a aprendizagem e a autonomia dos alunos. Percebemos que os estudantes apresentaram argumentos que levaram em conta os aspectos econômicos, sociais e ambientais para solucionar o caso, perspectivas constitutivas da abordagem CTS e da Educação para o Desenvolvimento Sustentável.
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.20912/2237-4450/v5i2.1144
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ISSN: 2237-4450